Nova Versão 5.260 Gestão Comercial e Gestão Tesouraria

Como é do vosso conhecimento, foi publicado o Dec. Lei 71/2013 de 30 de Maio, que vem regulamentar o novo Regime de IVA de Caixa.

Não é um regime obrigatório, e apenas podem optar por aderir ao RIC (Regime Iva de Caixa) os Sujeitos Passivos que reúnam os requisitos expressos no referido Dec. Lei.

Para as Empresas que optem pela adesão ao RIC, a liquidação do IVA passa a ser exigida no acto do recebimento, seja ele total ou parcial (Emissão do Recibo) e não no acto da Emissão da Factura. Nestes casos também a dedução do IVA fica adiada até ao pagamento das Facturas aos respectivos Fornecedores.

Também foi publicada a Portaria 274/2013 de 21 de Agosto, que vem determinar alterações à estrutura do Ficheiro SAF-T (Versão 1.03_1), que será obrigatória para os Documentos feitos a partir de 1 de Outubro de 2013, nomeadamente porque os Recibos quando impressos pelo Software passam a ter que constar deste Ficheiro.

Para dar cumprimento ao disposto na legislação acima mencionada, a PMR disponibiliza a Versão 5.260 das Aplicações de Gestão Comercial.

Chamamos ainda a vossa atenção, que estas alterações implicam que não só as Empresas que aderirem ao RIC, mas também todas as que tenham clientes que optem por aderir a este regime tenham que actualizar o seu Software para a nova Versão.

Para além das alterações impostas pela legislação, foram ainda incluídas algumas alterações ao funcionamento e novas funcionalidades que decerto irão facilitar o trabalho dos Utilizadores e minimizar os tempos de execução das tarefas.